17/04/2024

Reconhecimento Facial - FONTE/Dados

Enviamos abaixo informações sobre o setor

Disponibilizamos a presidente da ABESE - Associação Brasileira de Sistemas Eletrônicos de Segurança, Selma Migliori, para pautas sobre Reconhecimento Facial e Inteligência Artificial. A associação representa o setor de segurança eletrônica no Brasil e pode falar sobre dados, evolução, desafios éticos e técnicos que a tecnologia impõe e diversos casos de sucesso em todo o país. Abaixo enviamos alguns dados.

A implantação de projetos com reconhecimento facial e a possibilidade de reconhecer e identificar suspeitos possui inúmeras aplicações, desde o monitoramento de áreas públicas até a autenticação de identidades em dispositivos pessoais. No entanto, à medida que essa tecnologia é incluída em projetos, também acende o alerta aos desafios éticos e técnicos que qualquer novo recurso impõe, foi assim com as câmeras digitais e não será diferente com o reconhecimento facial.

De acordo com o Panorama do Setor de Segurança Eletrônica realizado pela ABESE - Associação Brasileira de Sistemas Eletrônicos de Segurança, o segmento obteve um faturamento de mais de R$ 12 bilhões e os resultados apontam para a crescente demanda por soluções baseadas em Inteligência Artificial e Automação. A pesquisa ainda mostra que 54% de todos os produtos fabricados já possuem recursos de Inteligência Artificial embarcados.

Com isso, a indústria tem se concentrado em áreas específicas onde o reconhecimento facial oferece os maiores benefícios. No entanto, apesar dos avanços promissores, não podemos ignorar que ainda há um longo caminho pela frente, principalmente em relação ao equilíbrio entre segurança e privacidade. O uso generalizado do reconhecimento facial levanta preocupações legítimas sobre videomonitoramento em massa e potenciais violações de privacidade, mas, enquanto sociedade, é possível encontrar maneiras de garantir que essas tecnologias sejam implementadas de maneira ética e transparente, respeitando os direitos individuais e protegendo a privacidade dos cidadãos.