Pesquisa aponta que 64,3% dos produtos de segurança eletrônica possuem IA
Os dados destacam que, em apenas um ano, o uso da Inteligência Artificial cresceu mais de 10% e impulsionou faturamento médio de 4 bilhões de reais
Os dados da pesquisa Panorama do Setor de Segurança Eletrônica 2024/2025 realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE) mostra que a indústria brasileira incorporou a Inteligência Artificial (IA) aos lançamentos de 2024. Em apenas um ano, o uso da IA abarcada em soluções de segurança eletrônica cresceu de 54% para 64,3%, superando a expectativa da associação.
A presidente da Abese, Selma Migliori, destaca que o levantamento confirma a posição da Inteligência Artificial como o principal vetor de transformação do setor. “A incorporação da tecnologia modifica as estratégias da indústria, tanto na contratação de profissionais, como nas vendas e distribuição. Um novo campo se abre e a IA deixa de ser uma tendência futura e se consolida como uma necessidade presente, contribuindo para a eficiência operacional, análise preditiva e segurança de dados”.
Digitalização e faturamento médio de 4 bilhões de reais
O panorama registrado pela Abese ainda mostra que a digitalização acelerada e a busca por soluções mais eficazes de proteção estão impulsionando o crescimento da indústria brasileira de segurança eletrônica. Em 2024, este mercado faturou mais de 4 bilhões de reais e cresceu 20,3%, superando os números do ano anterior (18,3%). No entanto, Selma evidencia que a popularização da IA continua no começo e deve impactar ainda mais o setor nos próximos anos.
“A Inteligência Artificial não é algo novo, mas, hoje, a indústria conta com um ecossistema de inovação que permite aplicar a tecnologia em soluções de segurança para o dia a dia. O impacto da IA é inegável, mas estamos longe de encerrar a curva de crescimento deste mercado, ainda veremos muitas outras novidades e nossa expectativa é que 2025 registre crescimento superior, de 23,7%, muito impulsionado pela IA", explica Migliori.
A pesquisa ainda revela que o bom momento da indústria abre oportunidades de emprego para diversos segmentos profissionais, sobretudo especialistas em IA. O levantamento mostra que, em média, cada empresa conta com 187 funcionários com carteira assinada e buscam por mão de obra em setores, como: marketing, comercial, administrativo, financeiro e de engenharia de produção.